sábado, 26 de setembro de 2009
Porquê abraço?
O abraço é quando duas ou mais pessoas – geralmente duas – ficam parcial ou completamente entre os braços da outra. É usado, dependendo da cultura local, como forma de demonstração de afecto de uma pessoa para outra. Através dele podemos cumprimentar ou expressar sentimentos como carinho, amor, compaixão, saudade, congratulação etc. Um abraço em alguém pode demonstrar também protecção instintiva.
O abraço consiste basicamente no envolvimento de uma pessoa nos braços da outra. É possível um abraço "completo", quando as duas pessoas se abraçam entre si ou um abraço unilateral, quando alguém permanece imóvel e a outra pessoa a abraça. Geralmente um abraço é dado pela frente de ambos, mas também pode ser dado de lado ou por trás. Um abraço pode ser colectivo e dado entre mais de uma pessoa ao mesmo tempo.
Apesar de pouco comum, pode dizer-se também que alguns animais podem abraçar. Uma gorila, por exemplo, pode abraçar o seu filhote de forma muito parecida com o ser humano, uma gata pode cobrir os seus filhotes com a pata para proteger, e pode ser interpretado por nós como um abraço.
Abraço-terapia
Há quem acredite que abraçar seja uma óptima terapia contra a tristeza e a depressão, pois o abraço seria muito mais do que um simples "apertão" de braços, e no momento em que abraçamos afectuosamente quem apreciamos, transmitimos ali emoções como o amor e a paz.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário